segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica da semana: Como cobrar pelo meu desenho?


Não se preocupe, esta é uma dúvida que todo desenhista tem ou já teve um dia.

Os mais pretenciosos podem achar que "sua arte não tem preço". Eu até entendo esta colocação, mas o mercado nos mostra o contrário... se você pretente viver do desenho, tem que saber cobrar! O equilibrio neste caso é o ideal. Não cobre achando que nenhum valor é suficiente para pagar pelo seu talaento, mas de jeito nenhum desvalorize o seu talento, cobrando muito baratinho só porque para você o desenho perece simples... as duas atitudes são "mortais" para um profissional de desenho.

Acostume-se a calcular seu trabalho. Como?

Bem, tem profissionais que cobram pelo material ou software que vão usar no desenho, outros cobram pelos detalhes (quanto mais detalhes mais caro), outros usam um valor tabelado (no caso de desenhos específicos que não variem muito) e outros, como eu, calculam o tempo gasto.

Primeiro: Como calcular sua hora de trabalho:
Isso depende do seu estilo de desenho, tecnicas aplicadas e gasto com material. Veja o que vai gastar fazendo essas perguntas a si mesmo:
• Quais materiais eu uso e qual o custo deles em um desenho?
• Usarei energia elétrica, quanto devo gastar para isso (iluminação e computadores)? Faça a média verificando a conta do mês;
• Uma vez definido o custo, agora pense em quanto vc acha que vale seu tempo. Comece pensando no seguinte: quanto tempo posso dedicar por dia e quanto quero receber no fim do mês?

A partir desse ultimo tópico você pode calcular sua hora de trabaho.
Ex: Você quer ganhar R$ 2.000,00 gastando 4 horas diárias de trabalho (dias úteis), cálculo:
22 dias de trabalho x 4 horas = 88 horas por mês
R$ 2.000,00 dividido por 88 horas = R$ 22,73 por hora de trabalho.
Segundo: Como calcular seu trabalho:
1 - Peça o maior número de detalhes para seu cliente: se será colorido, onde será usado (isso ajuda a definir que material ou software usar), qual o prazo de entrega, etc;
2 - Anote os passos para desenvolvimento do desenho e o tempo gasto em cada um desses passos até a finalização do trabalho. Por exemplo: esboço = 30 min, segundo esboço = 50 min, arte final = 60 min, colorização = 45min, etc...;
3 - Some todos os minutos que gastará para este trabalho e veja o tempo total;
4 - Calcule baseado em sua hora de trabalho: se o desenho levar 1h para ficar pronto ele custará R$ 22,73 segundo o calculo acima.

Essa foi mais uma dica. Grande abraço a todos!
Semana que vem tem mais...

J. Lima
afabricadedesenhos.jlima@gmail.com
*Use as dicas a vontade, só lembre-se de informar a fonte.

23 comentários:

  1. Bom, trabalho com esse post, estou mesmo procurando por preços para desenhos!
    Sou desenhista de Mangá, mas faço (raros) trabalhos em tradicional. Uma colega da faculdade me pediu um desenho dela e da prima em tradicional. Estou meio confusa por causa do preço, já que estou com um certo receio quanto à técnica e o quanto eu POSSO cobrar. Afinal ela é universitária também, apenas, não trabalha nem nada, não quero extorquir a pobrezinha hauhaua
    Mas creio que esse post já vá me ajudar bastante, mesmo que não pro momento, mas com certeza para trabalhos futuros!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo post.Ajudou demais, pois falou de maneira direta e simples. Sinceramente obrigada!
    (E parabéns pela carreira!!Tb desenho desde criança, mas trilhei outros caminhos. Vou virar sua fã!!^__^)

    Maria Emilia

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica, vai ajudar muito estas informações para me organizar melhor nesta questão financeira. Agora tenho uma noção mais clara sobre como devo fazer estes cálculos, muito obrigado e parabéns pelo blog, sempre estou acompanhando as atualizações que são ótimas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ederson!
      Espero que ajude bastante em seu trabalho, não deixe de ajudar outros indicando meu blog.
      Abraço!

      J. Lima - cartunista

      Excluir
    2. ÓTIMAS DICAS AJUDA BASTANTE..VALEU

      Excluir
  4. Informação simples, sucinta, mas explicando o que se precisa saber sobre como se cobrar por um desenho (e ainda dicas de um profissional do seu porte!).

    Obrigado, J. Com certeza está ajudando muito mais pessoas do que apenas esses que comentaram aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua dica. Estava precisando dessa informação faz tempo devido a alguns pedidos de amigos e conhecidos pelo meu trabalho :D
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acabou de ajudar mais uma pessoa. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu amigo! Meu nome é Francisco Sobrinho, mas pode me chamar de cartunista Sobrinho, sou desenhista auto-didata desde minha infância também e costumo fazer caricaturas no quartel da PM onde trabalho, o pessoal gosta muito... eu estou na dúvida de como cobrar minhas caricaturas... me chamaram pra desenhar em um casamento com 150 convidados aí a minha amiga que organiza a festa me chamou e perguntou quanto eu cobro para as 150 pessoas que possivelmente serão desenhadas. O que eu faço??

    ResponderExcluir
  8. TINHA MEDO DE COBRAR O PREÇO DO MEU TRABALHO
    MAS HOJE VI Q TEMOS Q VALORIZAR NOSSA ARTE..

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. como calcular o tempo antes de fazer a ilustração ? ou faço antes e vejo o tempo que levei ? ou é questão de feeling ?

    ResponderExcluir
  11. Bom, trabalho com esse post, estou mesmo procurando por preços para desenhos!
    Estou começando agora como desenhista, mas faço (raros) trabalhos Uma colega da faculdade me pediu um desenho de bailarinas no tamanho de 80 cm e de carros, sei que sao desenhos faceis, nao sei se oque faço é bem desenhar, eu consigo pegar um desenho bem pequeno e aumentar do tanho que for. Só nao sei nada de preço, já que estou com um certo receio . Nao quero ser abusiva, o material para os desenhos sou eu que compro.
    Mas creio que esse post já vá me ajudar bastante, mesmo que não pro momento, mas com certeza para trabalhos futuros!

    ResponderExcluir
  12. se vocês precisarem se algum desenho fala pra mim Carpa, palhaço, personagens entre outros quaisquer desenho realismo, paisagem ta🤓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops esqueci de deixar o meu contato 97987-8036 Willian

      Excluir
    2. Ops esqueci de deixar o meu contato 97987-8036 Willian

      Excluir
  13. se vocês precisarem se algum desenho fala pra mim Carpa, palhaço, personagens entre outros quaisquer desenho realismo, paisagem ta🤓

    ResponderExcluir
  14. se vocês precisarem se algum desenho fala pra mim Carpa, palhaço, personagens entre outros quaisquer desenho realismo, paisagem ta🤓

    ResponderExcluir
  15. Oi meu Nome e Andreia , desenho desde pequena mas nunca fiz curso entao fico insegura em ter que cobrar , ja fiz varios desenhos artisticos de graca .....tem como vc Dar uma olhada nos meus desenhos e dizer se posso lucrar profissionalmente com eles ???

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelo dica. Tô caindo meio que de para quedas nesse mundo por finalmente começar a aceitar encomendas (não aceitava antes por não estar satisfeito com meus resultados). E tava perdido aqui sobre quanto é como cobrar. Me ajudou demais! Vlw

    ResponderExcluir